PEDAGOGIA SOCIAL E O ECA: REFLEXÕES ACERCA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

  • Leonardo Alonso

Resumo

No presente artigo, o enfoque decorrerá dos novos paradigmas no âmbito da educação, especialmente aqueles relacionados às práxis profissional, ressocializantes e educacionais, sob o prisma axiológico da Pedagogia Social, desde a primeira infância até o término do marco temporal da fase jovem – aqui, nos termos do Estatuto da Juventude considera-se jovem a pessoa com idade de até 29 (vinte e nove anos). Para tanto, faz-se imprescindível analisar determinadas possibilidades e estratégias político-pedagógicas no Brasil sobre as influências na área da prática profissional e da educação social, tais como o “Programa Justiça pelos Jovens” e a Política de Apadrinhamento. Sendo assim, o compromisso ético e a conjuntura legal indicam alguns caminhos para a efetiva concretização de Direitos Humanos no contexto atual, estimulando, inclusive, programas voltados para ações socioeducativas intersetorias.

Referências

ALONSO, Leonardo. A literatura na formação de direitos humanos: um olhar crítico à luz da pedagogia social.Revista de Pedagogia Social da UFF, Niterói, v.1, n.1, pp. 1-27, 2016.
ALONSO, Leonardo. PEDAGOGIA SOCIAL E O ECA: REFLEXÕES ACERCA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 6, n. 2, dez. 2018. ISSN 2527-0974. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2020
Publicado
2018-12-31
Como Citar
ALONSO, Leonardo. PEDAGOGIA SOCIAL E O ECA: REFLEXÕES ACERCA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 6, n. 2, dec. 2018. ISSN 2527-0974. Disponível em: <http://revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/154>. Acesso em: 22 dec. 2024.

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