SOBRE ARTESÃOS E OFICINAS: PEDAGOGO SOCIAL UM ARTÍFICE EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo é fruto de reflexões acumuladas ao longo das últimas décadas de pesquisa na área de Pedagogia Social. Guarda diálogo sobre atividades de oficinas e ampliação do seu conceito para metodologia teórico-prática, sendo um instrumental importante à formação do Educador Social. Inspirado pela lógica da inclusão, contêm reflexões oriundas de práticas voltadas à emancipação humana, pautadas na educação como direito, na justiça restaurativa, na pedagogia da convivência e cultura da paz. Examina a assertiva de não haver trabalho manual que prescinda de trabalho intelectual, apontando ser o pedagogo social, antes de tudo, um teórico-prático.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer correções de ordem normativa, gramatical e ortográfica, nos originais, com a finalidade de manter o padrão culto da língua, mas de modo a respeitar as características de estilo do autor.
As provas finais não serão enviadas ao autor.
Os textos publicados na revista passam a ser propriedade da RPS UFF. Sendo assim, deve ser consignada a fonte de publicação original.
O conteúdo e as opiniões do texto publicado são de exclusiva responsabilidade do autor do trabalho.
Os originais não serão devolvidos aos autores.