RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS
Resumen
Somos graduandas em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, até a presente data, no oitavo período. O presente relato de experiência foi desenvolvido através da coordenação da Professora e Doutora Margareth Martins de Araújo que possui como principal objeto de estudo a Pedagogia Social através do subprojeto “Quem conta um conto aumento um ponto” que tem como principal objetivo traçar reflexões sobre a Pedagogia social, compreendendo a necessidade e individualidade utilizando como principal material histórias infantis, ressaltando os aspectos da cultura histórico-popular brasileira e fomentar a ludicidade. A proposta é trabalhar com crianças a partir de experiências, onde pode se preservar o conteúdo prévio do aluno, respeitado a vida e cultura de cada um. O projeto visa levar diferentes formas de se contar história,
perspectivas e textos diferentes que sejam contextualizados com as temáticas que são trabalhadas em sala, a fim de dar continuidade e clarear os conteúdos trabalhados na mesma. Para, além disso, Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto, tem o objetivo de levar temas para espaços onde a cultura tem dificuldade em acessar, através de métodos alternativos, e pensados para reutilizar os recursos encontrados nos espaços
em que os bolsistas estejam inseridos, através de temas que respeitem o meio ambiente, as pessoas a sua volta, por meio de diálogos, formando os indivíduos não somente no cenário educacional, mas pensando em uma educação integral do ser humano por meio de uma prática humanizadora.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
A revista se reserva o direito de fazer correções de ordem normativa, gramatical e ortográfica, nos originais, com a finalidade de manter o padrão culto da língua, mas de modo a respeitar as características de estilo do autor.
As provas finais não serão enviadas ao autor.
Os textos publicados na revista passam a ser propriedade da RPS UFF. Sendo assim, deve ser consignada a fonte de publicação original.
O conteúdo e as opiniões do texto publicado são de exclusiva responsabilidade do autor do trabalho.
Os originais não serão devolvidos aos autores.