RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS
Resumo
Somos graduandas em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, até a presente data, no oitavo período. O presente relato de experiência foi desenvolvido através da coordenação da Professora e Doutora Margareth Martins de Araújo que possui como principal objeto de estudo a Pedagogia Social através do subprojeto “Quem conta um conto aumento um ponto” que tem como principal objetivo traçar reflexões sobre a Pedagogia social, compreendendo a necessidade e individualidade utilizando como principal material histórias infantis, ressaltando os aspectos da cultura histórico-popular brasileira e fomentar a ludicidade. A proposta é trabalhar com crianças a partir de experiências, onde pode se preservar o conteúdo prévio do aluno, respeitado a vida e cultura de cada um. O projeto visa levar diferentes formas de se contar história,
perspectivas e textos diferentes que sejam contextualizados com as temáticas que são trabalhadas em sala, a fim de dar continuidade e clarear os conteúdos trabalhados na mesma. Para, além disso, Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto, tem o objetivo de levar temas para espaços onde a cultura tem dificuldade em acessar, através de métodos alternativos, e pensados para reutilizar os recursos encontrados nos espaços
em que os bolsistas estejam inseridos, através de temas que respeitem o meio ambiente, as pessoas a sua volta, por meio de diálogos, formando os indivíduos não somente no cenário educacional, mas pensando em uma educação integral do ser humano por meio de uma prática humanizadora.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer correções de ordem normativa, gramatical e ortográfica, nos originais, com a finalidade de manter o padrão culto da língua, mas de modo a respeitar as características de estilo do autor.
As provas finais não serão enviadas ao autor.
Os textos publicados na revista passam a ser propriedade da RPS UFF. Sendo assim, deve ser consignada a fonte de publicação original.
O conteúdo e as opiniões do texto publicado são de exclusiva responsabilidade do autor do trabalho.
Os originais não serão devolvidos aos autores.