Paulo Freire e Gaston Bachelard:
o Método Paulo Freire como Imaginação Material da Palavra
Resumo
Este é um artigo que se propõe a realizar uma análise da obra de Paulo Freire e Gaston Bachelard, levando em consideração alguns conceitos e noções que conectam estes autores oriundos de locais tão distintos quanto França e Brasil. A técnica de estudo privilegiada foi a da análise bibliográfica, tomando como referência alguns livros selecionados de ambos autores. Durante a análise foi possível constatar que o Método de Alfabetização proposto por Paulo Freire guarda diversas similaridades com a noção bachelardiana de Imaginação Material, de modo que ao ler (em especial) o livro Educação como Prática de Liberdade, de Paulo Freire é possível verificar que o autor desenvolve uma prática pedagógica que guarda todas as características de uma “Imaginação Material da Palavra”.
Referências
_____, O Ar e os Sonhos. São Paulo, Martins Fontes: 1999.
_____, A Terra e os devaneios do repouso. São Paulo, Martins Fontes: 2002.
_____, A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro, Contraponto: 2000.
____. A Poética do espaço. São Paulo, Martins Fontes: 2004.
____. Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Rio de Janeiro, Contraponto: 2004.
BASÍLIO, A.L. Paulo Freire em seu devido lugar. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/paulo-freire-em-seu-devido-lugar/ . Consultado em 08/03/2021.
FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, Paz & Terra: 1969.
_____. A Importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo, Cortez: 2016 (55ª. Ed.).
GADOTTI, M. Paulo Freire, in: GARCIA, W., Dicionário dos educadores brasileiros do século 20. Porto Alegre, Autentica: 2000.
PAIVA, V. Paulo Freire e o nacional-desenvolvimentismo. São Paulo, Xamã: 1998.
PALMER, J. Gaston Bachelard, in: 50 Grandes Pensadores do Século 20. Rio de Janeiro, Jorge Zahar: 2006, p. 1109-119.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer correções de ordem normativa, gramatical e ortográfica, nos originais, com a finalidade de manter o padrão culto da língua, mas de modo a respeitar as características de estilo do autor.
As provas finais não serão enviadas ao autor.
Os textos publicados na revista passam a ser propriedade da RPS UFF. Sendo assim, deve ser consignada a fonte de publicação original.
O conteúdo e as opiniões do texto publicado são de exclusiva responsabilidade do autor do trabalho.
Os originais não serão devolvidos aos autores.