OS FUNDAMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS E A SOCIOEDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ATENDIMENTO

  • Lucélia Maria Silva Universidade Nove de Julho

Resumo

Este trabalho propõe discutir as contribuições que a psicopedagogia pode trazer para a socioeducação, especificamente, no acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, levando em consideração as demandas que exigem olhar multidisciplinar, sendo viavel estar entre eles o psicopedagogo por ser um profissional especializado na forma em que as pessoas constroem o conhecimento, propondo identificar as interferências e dificuldades no processo de aprendizagem, bem como promover ações de cunho preventivo, buscando estratégias inovadoras. Concernente ao método de pesquisa, foi utilizado a revisão bibliográfica, por meio da análise dos artigos e periódicos.

Referências

BOSSA, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2000.

______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília, DF. 2009;

______. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Lei Federal n° 12.594, de 18 de janeiro 2012.

CÓDIGO DE ÉTICA DA ABPP, In: Revista Psicopedagogia. São Paulo. v.12, Nº25, ABPp, 1993.

Fagali, Eloisa Quadros_psicopedagogia intitucional aplicada: aprendizagem escolar dinâmica e construção na sala de aula. Ilustrações de Francisco Forlenza’ 9 ed. Petrópolis, RJ; Vozes, 2008.

_______, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed.: São Paulo. Paz e Terra, 1996;

LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Nacional, 15 ed. 1984. 292p.

MALVASI, Paulo Artur. Entre a frieza, o cálculo e a "vida loka": violência e sofrimento no trajeto de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.20, n.1, p.156-170, 2011;

Pinto, P. & Silva, R. Socioeducação: que prática é essa? In I. L. Paiva, C. Souza & D. B. Rodrigues (Orgs.), Justiça juvenil: teoria e prática no sistema socioeducativo (pp. 141-160). Natal: Editora da UFRN, (2014).

PREDEBON, Juliana e GIONGO, Cláudia. A família com filhos adolescentes em conflito com a lei: contribuições de pesquisas brasileiras. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 88-104. ISSN 1679-494X.

RIBEIRO, M. Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 155-178, jan./abr. 2006
SCOZ, Beatriz et al. Psicopedagogia: contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
SILVA, Roberto. Pedagogia Social. São Paulo: Expressão & Arte, 2012.

SISTO, Fermino Fernades. [et al]. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica. Epistemologia Convergente. Porto Alegre,Artes Médicas, 1987.

WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
Publicado
2017-10-20
Como Citar
SILVA, Lucélia Maria. OS FUNDAMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS E A SOCIOEDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ATENDIMENTO. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 4, n. 2, oct. 2017. ISSN 2527-0974. Disponível em: <https://revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/61>. Acesso em: 21 nov. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##