DESEJA:
EDUCADORES SOCIAIS E AGENTES MULTIPLICADORES
Resumo
Adelaide (1988) cresce a necessidade de promover, não só políticas públicas, mas também responsabilidade social no que concerne o uso abusivo de drogas, sejam estas licitas ou não. A relevância dessa temática também é sinalizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que reconhecem a importância de uma abordagem transversal do assunto nos currículos de todos os níveis e modalidades de ensino. Apesar do potencial latente que a temática possui de permear toda e qualquer ambiente, estimular o raciocínio crítico com base na inserção da realidade social, de fortes recomendações na implantação de projetos sociais e pedagógicos sobre o assunto, há visivelmente uma resistência em se desenvolver trabalhos nesse sentido. Nesse contexto nasceu o projeto DROGAS, EDUCAÇÃO, SAÚDE E EJA (DESEJA), que além de atuar na qualificação de agentes multiplicadores de ações inclusivas, vem promovendo e mediando debates transversais e inter-transdisciplinares sobre a temática drogas, na perspectiva de aproximar saberes a partir de diálogos simétricos desprovidos de pré-conceitos.
Referências
ADADE, M.; MONTEIRO, S. Educação sobre drogas: uma proposta orientada pela redução de danos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 215-230, jan./mar. 2014.
ARAÚJO, Margareth Martins de. Pedagogia Social: diálogos com crianças trabalhadoras. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2015.
BECKER, K. L. O efeito da interação social entre os jovens nas decisões de consumo de álcool, cigarros e outras drogas ilícitas. Estudos Econômicos, v. 47, n. 1, p. 65-92, 2017.
CARLINI-COTRIM, B. Drogas na escola: prevenção, tolerância e pluralidade. In: AQUINO, J.G. (Org.). Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p.19-30.
COELHO, Francisco José Figueiredo. Projeto E3 - Encontro de Experiências com a EJA: formando multiplicadores para debates inclusivos sobre drogas na escola, Revista Educação Pública, 2016. Disponível em:
COELHO, F. J. F.; MONTEIRO, S. Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores. EaD em FOCO, [S.l.], v. 7, n. 2, set. 2017. ISSN 2177-8310. Disponível em:
COELHO, F. J. F.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; PORTO, P. C. Diálogo e aprendizagem transdisciplinar: memórias sobre o uso e abuso de drogas a partir de experiências e vivências na NEJA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 7o., 2016. Cuiabá. Anais... 7o CSHS: Pensamento crítico, emancipação e alteridade, agir em saude na (ad)diversidade, UFMT, Cuiabá, 2016.
COELHO, F. J. F.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. História, Ciência e Reflexões: Uma proposta transdiciplinar da inclusão de debates sobre drogas nas escolas. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS DA TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA, IX., 2016. Rio de Janeiro. Anais... IX Scientiarium História: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
DE FARIAS, F. L. R.; FUREGATO, A. R. F. O dito e o não dito pelos usuários de drogas, obtidos mediante as vivências e da técnica projetiva. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 13, n. 5, p. 700-707, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996. 36ª Edição
GARCIA, E. L.; MORAES, M. E.; DE MORAES, J. S.; FERNANDES, V. M.; RENNER, J. D. P. Sujeito e seus (des)caminhos de pedras: reflexões sobre o discurso hegemônico relacionado a droga e a drogadição. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 6, p. 147-164, 2016.
GERPE, Rosana Lima; COELHO, Francisco José Figueiredo; TAMIASSO-MARTINHON, Priscila. A música como estratégia educativa para estimular debates sobre drogas: Relatos de experiência com alunos da licenciatura EaD em Química. In: SEMANA ACADÊMICA & SEMANA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ENTRE ALUNOS DO CURSO EAD DO CONSÓRCIO CEDERJ, VI. & II, 2017. Nova Iguaçu. Anais... Consórcio Cederj: polo Nova Iguaçu, 2017.
GERPE, Rosana Lima; COELHO, Francisco José Figueiredo; TAMIASSO-MARTINHON, Priscila; SOUSA, Célia. Música & Criatividade: transdisciplinaridade e transversalidades no debate sobre drogas com discentes da EAD. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS DA TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA, X., 2017. Rio de Janeiro. Anais... X Scientiarium História: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017 (em avaliação).
MACHADO, L. V.; BOARINI, M. L. Políticas Sobre Drogas no Brasil: a Estratégia de Redução de Danos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 3, p. 580-595, 2013.
MENDES, T. Picasso e as meninas de Velázquez. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, V., 2009. Campinas. Anais... IFCH: UNICAMP, Campinas, 2009.
SOUSA, Célia; TAMIASSO-MARTINHON, Priscila. Politicas públicas educacionais: inclusão de quem? Para que? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 7o., 2016. Cuiabá. Anais... 7o CSHS: Pensamento crítico, emancipação e alteridade, agir em saude na (ad)diversidade, UFMT, Cuiabá, 2016.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de fazer correções de ordem normativa, gramatical e ortográfica, nos originais, com a finalidade de manter o padrão culto da língua, mas de modo a respeitar as características de estilo do autor.
As provas finais não serão enviadas ao autor.
Os textos publicados na revista passam a ser propriedade da RPS UFF. Sendo assim, deve ser consignada a fonte de publicação original.
O conteúdo e as opiniões do texto publicado são de exclusiva responsabilidade do autor do trabalho.
Os originais não serão devolvidos aos autores.